Notícias

LOTE 04 DO PROGRAMA JUNTOS PELO ARAGUAIA RECEBE SEU PRIMEIRO SIMPÓSIO TERRITORIAL

Realizado no Lago dos Buritis, o evento abordou a temática acerca das “Mudanças climáticas e seus impactos nas ações de restauração ambiental”. A Secretária de Estado de Meio Ambiente – Andréa Vulcanis, o presidente do Instituto Espinhaço – Luiz Claúdio, o prefeito – William Gregório e demais lideranças políticas, pesquisadores e especialistas da área ambiental, produtores rurais e alunos de escolas públicas do município, marcaram presença no Simpósio.

Instituto Espinhaço participa do Seminário Internacional: Águas Para o Futuro

Com o objetivo de refletir sobre Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos e d e promover o diálogo entre diferentes instituições, o Governo do Estado de Goiás e o Programa Hidrológico Intergovernamental – Unesco, com o apoio do Governo Federal, da Universidade de Brasília, da Agência Nacional de Águas e do Instituto Espinhaço, realizaram o Seminário Internacional Águas para o Futuro – Encontro das Américas – Gestão de Aquíferos Transfronteiriços e Agendas Estratégicas para as Águas: Um Diálogo sobre Ações Hídricas Sustentáveis nas Diversas Esferas de Governança. O evento aconteceu durante a semana do Cerrado – entre 10 e 13 de setembro de 2023 – na cidade de Rio Quente (GO) e contou com a presença de autoridades de 22 países diferentes, sendo destes, governadores e prefeituras brasileiras. 

Instituto Espinhaço e IBAMA fazem parceria para conversão de multas ambientais na realização do Pró-Águas Urucuia

O Instituto Espinhaço, juntamente com o IBAMA, com recursos oriundos da conversão de multas da Petrobás, iniciou as ações do projeto Pró-Águas Urucuia, iniciativa de restauração ambiental que tem como objetivo recuperar áreas que afetam diretamente a produção hídrica para a Bacia do Rio Urucuia. Os esforços serão focados em recuperar a vegetação nativa e ações de conservação de solo e água, contribuindo com a melhora das condições ambientais em toda a sua área de abrangência.  

Instituto Espinhaço e Grupo Avante iniciam o Águas Para o Futuro, projeto de restauração ambiental

O Instituto Espinhaço e o Grupo Avante estão juntos para a realização do projeto Águas Para o Futuro, projeto de restauração ambiental. As ações da iniciativa envolverão o plantio de mudas nativas, a construção de barraginhas dentre outros tendo como área de abrangência territórios nos municípios de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Santa Bárbara e Barão de Cocais. 

Pacto Pelas Águas; Instituto Espinhaço realiza Seminário Internacional sobre Eco-Hidrologia

O Instituto Espinhaço e o Programa Hidrológico Internacional, com o apoio da Anglo American e da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, realizaram o Seminário Internacional Pacto Pelas Águas, evento que aconteceu no último dia 28 e que contou com a presença de inúmeros especialistas, autoridades e representantes do Programa Hidrológico Internacional (IHP) da Unesco, que fizeram do encontro uma oportunidade de diálogo e compartilhamento de conhecimento a respeito da eco-hidrologia.  

Projeto Recupera Cerrado é lançado no Parque das Garças

O Parque Ecológico das Garças foi escolhido para o lançamento oficial do projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Lago Paranoá, na manhã da última sexta-feira (25). A iniciativa é uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e execução do Instituto Espinhaço. Conta com recursos na ordem de R$ 1,2 milhão, provenientes de compensação florestal.

Pró-Águas Urucuia é lançado em Arinos

Estiveram presentes o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o Ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da Águas na região, Augusto Nardes, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o presidente da Petrobrás, Joaquim Luna, o Senador, Carlos Viana, os deputados federais, Igor Timo e Greyce Elias, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis, além de Secretários Estaduais de Minas Gerais e Prefeitos da região.

Menu