Instituto Espinhaço recebe visita de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional

Na última semana, o Instituto Espinhaço recebeu a visita da equipe da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, em Conceição do Mato Dentro e Mariana. O coordenador Geral de Revitalização de Bacias Hidrográfica, Henrique Veiga e o  Analista Técnico, Darlan Mesquita, conheceram as instalações do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Instituto Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro. Eles foram recebidos pelo presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, o diretor administrativo, Felipe Xavier e os demais colaboradores da equipe técnica do Instituto Espinhaço que apresentaram a metodologia única de produção e plantio de mudas de espécies florestais arbóreas nativas, além das técnicas e etapas dos processos de recomposição da vegetação nativa.

A equipe do MDR também conheceu a região das nascentes do Rio Santo Antônio (principal afluente do Rio Doce), em Conceição do Mato Dentro, onde o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Instituto Espinhaço desenvolverão o projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio.” A visita ainda contou com uma reunião com o prefeito municipal de Conceição do Mato Dentro, José Fernando, que também se comprometeu a apoiar e participar do projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Santo Antônio, rio que é estratégico para a cidade.

Em seguida,  a comitiva seguiu para Mariana, onde o Instituto Espinhaço, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, desenvolve o projeto “Produtor de Águas em Mariana”. As equipes do MDR e do Instituto Espinhaço participaram de reunião com o prefeito municipal de Mariana, Duarte Júnior e o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Antônio Moraes, e depois fizeram visita técnica nas comunidades que são atendidas pelo projeto em Mariana: Águas Claras e Furquim.

Em Águas Claras, os visitante tiveram a oportunidade de conversar com  produtores rurais beneficiados com ações de recomposição da vegetação nativa e de conservação de solo e água e acompanharam os trabalhos de plantio de mudas na propriedade do senhor Luiz Roberto Miranda. Depois, em Furquim, a equipe do MDR visitou áreas em estágio mais avançado de recomposição florestal e que hoje recebem intervenções que promovem a manutenção das mudas plantadas.

#mdr #ministeriododesenvolvimentoregional #institutoespinhaco #conceicaodomatodentro #mariana #minasgerais #revitalizacaodebaciashidrograficas #baciashidrograficas #nascentes #agua #producaodeagua #recuperacaoambiental #riosantoantonio #semeandoflorestascolhendoaguasnoriosantoantonio

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × três =

Menu