Projeto Restaurando Bacias Hidrográficas e Biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica 

 

Dados do projeto 

Quantidade de mudas a serem plantadas: 6 milhões  

Áreas a serem recuperadas: 6 mil hectares   

Municípios de abrangência: 4 – Belo Horizonte, Curvelo, Ipatinga e Montes Claros. 

 

O projeto 

O Instituto Espinhaço, em parceria com a Nestlé e a NatureCo apresenta o projeto Restaurando Bacias Hidrográficas e Biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica. 

O objetivo é recuperar áreas degradadas estratégicas para produção de água em aproximadamente seis mil hectares em propriedades rurais de Belo Horizonte, Curvelo, Ipatinga e Montes Claros. 

O Restaurando Bacias Hidrográficas e Biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica vem com a missão de plantar seis milhões de mudas de árvores nativas até 2026, para mitigar os impactos ambientes e o efeito estufa através do sequestro o dióxido de carbono da atmosfera. 

O projeto será implementado sem custos financeiros para os produtores rurais que além de verem a melhora do solo, da vegetação e do clima, ainda terão mais uma fonte de renda através da venda dos créditos de carbonos gerados durante o projeto. Isso sem falar na criação de empregos para as comunidades locais, ou seja, benefícios para todos os envolvidos. 

 

Empresas envolvidas  

O Restaurando Bacias Hidrográficas e Biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica conta com a parceria de três empresas, comprometidas em mitigar os impactos ambientais e preservar o meio ambiente, são elas: 

Instituto Espinhaço: parceiro da implementação e responsável em criar planos de ações que envolvam toda a comunidade local e proprietários de terras com atividades de reflorestamento, manutenção e monitoramento que cumpram com o padrão Gold Standard para geração e certificação dos créditos de carbono. 

Também será o IE o responsável pelo pagamento dos créditos de carbono direto aos proprietários. 

NatureCo: empresa que ajudará a garantir que o projeto cumpra todos os requisitos nos primeiros anos de implementação, monitoramento e verificação para emissão dos créditos de carbono. 

Nestlé: financiadora do projeto de reflorestamento, que arcará com os custos da instalação, operação e manutenção contínua, além da compra de parte dos créditos de carbono gerados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × um =

Menu