Instituto Espinhaço promove Webinar Internacional no Dia Mundial do Meio Ambiente e lança o Programa Diálogos Possíveis

Mantendo a tradição de sempre inovar e ampliar os horizontes, com o objetivo de trazer luminosidade, harmonia e paz para as mentes, enriquecendo os diálogos sobre os desafios e as oportunidades e os principais temas contemporâneos do mundo, o Instituto Espinhaço, neste momento singular de uma epidemia global, promove um encontro de notáveis, unidos em um webinar internacional, para o lançamento do programa Diálogos Possíveis, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2020.

No próximo dia 05 de junho, celebraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este, notadamente especial, durante o momento de enfrentamento de uma pandemia global, ganha uma relevância ainda maior. Por isso, a data foi escolhida para o lançamento do primeiro programa Diálogos Possíveis, que vai ao ar no canal do Instituto Espinhaço, no Youtube, e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar ideias, reflexões, propostas e novas abordagens. O eixo central abordará o tema: Pessoas, natureza, biodesenvolvimento e os novos desafios no planeta: como a gestão cultural integrada dos territórios, a cidadania ativa, as soluções baseadas na natureza e a Agenda 2030 preparam, no presente, o futuro da humanidade.

O Diálogos Possíveis, neste dia 5 de junho, receberá representantes de 6 países e já tem presença confirmada do ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, José Carlos Carvalho; do ex-ministro do Meio Ambiente do Paraguai, Oscar Rivas;  do coordenador UNESCO / Chairholder in Humanities and Cultural Integrated Landscape Management, coordenador e pró-presidente do Instituto Politécnico de Tomar, professor Luiz Oosterbeek; do diretor regional da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na América do Sul, Álvaro Rendón; do coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas – UNESCO/Brasil, Fábio Eon; de membro daorganização francesa Expertise France; do cientista social, diretor do Núcleo de Estudos em Teoria Psicopolítica e Terapia Filosófica/ECO/UFRJ e diretor do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/CCMN/UFRJ, professor Evandro Ouriquesda diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Melo; do médico e presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), Ricardo Ghelman; do diretor de Pesquisa e Estudos e vice-diretor de monitoramento e avaliação do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) do Peru, Fernando Ortega, entre outros.

Cada palestrante vai trabalhar uma abordagem específica em conexão com o eixo central proposto e contribuirá para enriquecer o debate sobre as questões sociopolíticas, ambientais, de manutenção da vida e de desenvolvimento sustentável no planeta. Além disso, os convidados vão expor ideias e pensamentos para ampliar as alternativas de promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com a centralidade nos seres humanos e em harmonia com o meio ambiente. A participação do público será realizada por meio do chat do canal do Youtube do Instituto Espinhaço.

 

Webnar Internacional
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
PROGRAMA DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Data: 05/06/2020
Horário: 13 h 30 (Brasília)
Organização e realização: Instituto Espinhaço

 

Tema central
Pessoas, natureza, biodesenvolvimento e os novos desafios no planeta: como a gestão cultural integrada dos territórios,  a cidadania ativa, as soluções baseadas na natureza e a Agenda 2030 preparam, no presente, o futuro da humanidade

Participantes convidados:

 

  • Luiz Oosterbeek (Portugal) – professor coordenador UNESCO / Chairholder in Humanities and Cultural Integrated Landscape Management; professor coordenador e pró-presidente do Instituto Politécnico de Tomar; membro do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.
    Abordagem: Antígona e o reencontro do tempo: natureza consciente contra alienação persistente (contribuições da gestão cultural integrada de território e das ciências humanas)
  • José Carlos Carvalho (Brasil) – ex-ministro de Meio Ambiente do Brasil; engenheiro florestal; ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
    Abordagem: Desafios, dilemas e oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Brasil
  • Oscar Rivas (Paraguai) – ex-ministro do Meio Ambiente do Paraguai; arquiteto; especialista em sustentabilidade e ordenamento territorial; diretor do Instituto Socioambiental del Sur; membro da Comissão de Defesa dos Recursos Naturais no Congresso Nacional; profesor de Ordenamento Territorial na FADA – Universidad Nacional de Asunción; membro da Comissão Nacional de Mudanças Climáticas do Paraguai.
    Abordagem: A ecologização do pensamento cidadão para o biodesenvolvimento na América Latina
  • Fábio Soares Eon (Brasil) – coordenador dos setores de Ciências Naturais e de Ciências Humanas – UNESCO/Brasil; cientista político e mestre em Gestão de Projetos, pela Universidade de Londres (University College London).
    Abordagem: Um novo modelo de desenvolvimento sustentável pós-pandemia e o papel   do multilateralismo na implementação da Agenda 2030
  • Sinivaldo Tavares (Brasil) – frei franciscano; doutor em Teologia Sistemática pela Pontificia Università Antonianum e pós-doutor em Teologia Sistemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; professor de Teologia Sistemática no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
    Abordagem: O cuidado da Casa comum em tempos de Covid-19
  • Evandro Vieira Ouriques (Brasil) – cientista social; diretor do Núcleo de Estudos em Teoria Psicopolítica e Terapia Filosófica/ECO/UFRJ; diretor do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/CCMN/UFRJ; doutor em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura; criador da Teoria Psicopolítica;  ex-diretor de pesquisa do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo/ e Instituições/LAMAE/UFRJ.
    Abordagem: E se o dia mundial fosse da natureza?
  • Álvaro Vallejo Rendón (Equador)  – diretor regional da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) na América do Sul; engenheiro florestal com mestrado em gestão e conservação de florestas e biodiversidade; ex-consultor em questões de carbono florestal para o Banco Mundial e para empresas privadas pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa Agrícola Tropical, (CATIE); diretor de um projeto de restauração florestal na Colômbia.
    Abordagem: O potencial das soluções baseadas na natureza para a América do Sul
  • Elisabeth Chouraki (França) – Oficial da Expertise France no projeto “Post 2020 Biodiversity Framework – EU support”, financiado pela União Europeia; encarregada da preparação da próxima Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (COP15); experiência em cooperação científica franco-brasileira; mestre em direito e politica ambiental pela Universidade de Kent/Sciences Po Lille.
    Abordagem: Mudança transformadora na governança internacional da biodiversidade – Desafios para o próximo marco global
  • Fernando Ortega (Peru) – engenheiro metalúrgico e siderúrgico; mestre em Administração e em Gestão Pública; diretor de Pesquisa e Estudos e vice-diretor de Monitoramento e Avaliação do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) do Peru.
    Abordagem: O Futuro que construímos no presente: desafios emergentes para a humanidade e a vida no planeta
  • Luiz Oliveira (Brasil) – filósofo; pensador integral; especialista em programas para o desenvolvimento sustentável; ex-membro da CTMIP – 17 ODS/Agenda 2030 junto à Presidência da República; fundador e presidente do Instituto Espinhaço.
    Abordagem:  Da ecosofia à pós-pandemia: dilemas e caminhos para uma sociedade em transformação – A encruzilhada de Megas e o futuro da humanidade
  • Marília Carvalho de Melo (Brasil) – diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; engenheira civil; mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG; doutora em Recursos Hídricos, pela COPPE (UFRJ); especialista em Gestão com Ênfase em Negócios, pela Fundação Dom Cabral; professora na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), no programa de mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos.
    Abordagem: Soluções baseadas na natureza e sustentabilidade do uso da água
  • Ricardo Ghelman (Brasil) – médico pediatra e da família; expert, pela OMS, na área de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa; mestre em Anatomia Comparada e Embriologia (USP); doutor em Obstetrícia Experimental com Fitoterápico (UNIFESP); pós- doutor em Neurociência, na área de Dor e Medicina Antroposófica (UNIFESP); idealizador e coordenador da Unidade de Pediatria Integrativa (UPI-USP); presidente da rede colaborativa Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) em parceria com a OPAS-OOrganização Mundial da Saúde.
    Abordagem: Saúde e natureza: a criança pré-Covid e o adulto pós-Covid, escolhas e desafios na atualidade planetária.

O programa Diálogos Possíveis

O programa contará, na sua primeira temporada (ano 2020), com 10 episódios, nos quais serão aprofundados os principais assuntos para os temas relacionados com a missão, os objetivos e as plataformas trabalhadas pelo Instituto Espinhaço e suas transversalidades: biodiversidade, cultura e desenvolvimento socioambiental, além de gestão cultural integrada de território, as soluções baseadas na natureza, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mudanças climáticas, segurança hídrica, educação, desenvolvimento de capacidades, conservação ambiental, geração de trabalho e renda, economia criativa, impacto social, revitalização de bacias hidrográficas, engajamento social, entre outras.

Duas vezes por mês, especialistas vão dialogar, identificar desafios, dilemas e oportunidades para o desenvolvimento sustentável, expondo suas opiniões acerca de reflexões sobre temas relevantes do momento do mundo, indicando caminhos para nosso futuro comum. Serão abordadas questões centrais para a humanidade e o planeta. Cada episódio será mediado pelo fundador e presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, e terá a participação de até dois convidados. O Diálogos Possíveis terá o formato de conversação, com tempo definido para cada convidado discorrer sobre os tópicos colocados na pauta do dia. O acesso ao Diálogos Possíveis será totalmente gratuito, com o objetivo de compartilhar informações e promover a difusão de ideias inovadoras e transformadoras para a sociedade.

Participe conosco do Diálogos Possíveis, uma forma inovadora, criativa, compartilhada e inteligente de transformar o mundo, começando por nós mesmos.

 

 

 

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × dois =

Menu