Programas / Projetos

DADOS DO PROJETO

ÁREA RECUPERADA

1

DIVERSIDADE DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADOS PLANTADAS

0

ÍNDICE DE PEGAMENTO DAS MUDAS APÓS 120 DIAS

0

PRÓ-ÁGUAS CERRADO

O projeto Pró-Águas Cerrado é resultado da parceria entre o Instituto Espinhaço e a Escola Superior do Agronegócio Internacional (ESAI), localizada na Fazenda Sanga Puitã, no município de Cristalina, Goiás e no Distrito Federal.

O objetivo do projeto é garantir o desenvolvimento rural aliado ao fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, assegurando a produção agrícola e pecuária de forma sustentável e com maior rentabilidade para o produtor rural. Com base nesse conceito, o Pró-Águas Cerrado realiza uma série de intervenções ambientais que suportam a segurança hídrica, por meio de ações de recomposição da vegetação nativa e de conservação de solo e água, aliadas ao fortalecimento de capacidades para todos os colaboradores, com dinâmicas de Educação Ambiental e difusão de novas modelagens para todos aqueles que visitam o Projeto.

As ações de recomposição da vegetação nativa do Bioma Cerrado implementadas pelo Instituto Espinhaço no Pró-Águas Cerrado já resultaram na recuperação de mais de 100 (cem) hectares de florestas na fazenda Sanga Puitã, em parceria com a ESAI, criando um ciclo virtuoso para a produção de águas na fazenda.

Ademais, são executadas outras estratégias, como a conservação de solo e água, no contexto das Soluções Baseadas na Natureza, ampliando a infraestrutura verde na área da fazenda e na bacia hidrográfica a ela associada. Tais iniciativas contribuem também com a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, além de ser um projeto demonstrativo para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Década da Restauração de Ecossistemas (ONU), contribuindo para a resiliência territorial na região Centro-Oeste do Brasil e, simultaneamente, minimizando os efeitos das mudanças climáticas.

ESCOLA SUPERIOR DO AGRONEGÓCIO INTERNACIONAL (ESAI)

A Escola Superior do Agronegócio Internacional (ESAI) está localizada em uma zona agrícola de alta tecnologia e funciona dentro da Fazenda Sanga Puitã, a apenas 70 km de Brasília, na região do PAD-DF. O objetivo da Escola é apresentar modelos e métodos de agronegócio para profissionais de diversas áreas, demonstrando a dinâmica dos principais setores de produção.

A instituição oferece cursos voltados para o Treinamento Profissional em Competitividade de Sistemas Agroindustriais. Os cursos são de curta duração e contemplam atividades práticas supervisionadas na Fazenda Sanga Puitã e nas agroindústrias da região. A formação visa capacitar alunos sobre as múltiplas faces do agronegócio para que o conhecimento seja utilizado pelos profissionais de acordo com suas atividades específicas no mercado.

A GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO

Os princípios de governança da fazenda e de Gestão Integrada do Território constituem o Norte para a parceria do Instituto Espinhaço com a Escola Superior do Agronegócio Internacional (ESAI). Essa parceria promove a convergência na diversidade socioambiental, com foco na harmonização das relações entre as pessoas e a natureza, apoiando o negócio agrícola sustentável e a imagem propositiva do Brasil como celeiro do mundo. Dessa forma, o Pró-Águas Cerrado configura-se como demonstrativo replicável de cooperação para efetivar iniciativas de preservação ambiental associada aos territórios hídricos para a agropecuária brasileira.

🌱 📚📗 ACESSE O CATÁLOGO DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO PLANTADAS PELO PRÓ-ÁGUAS CERRADO

Confira também informações sobre as metodologias aplicadas nas etapas de execução e desenvolvimento do projeto.👉

CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ACIMA

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

15 − 3 =

Menu