Inauguração do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Alto Paraíso de Goiás

Os Institutos Sol e Espinhaço promovem na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás, desde 2016, ações que visam a criação de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos, incentivando um olhar ampliado para as questões sociais, ambientais, econômicas e de integração do ser com o ambiente ao redor. Dentre as ações, destacamos o Projeto Flor da Vida, iniciado em Minas Gerais no ano de 2009 pelo Instituto Espinhaço e articulado, ao final de 2016, em parceria com o Instituto Sol, para o nordeste goiano. O Projeto Flor da Vida tem como base primordial o ser humano, visando o cuidado integral, a saúde e o bem-estar do indivíduo.

Um dos desdobramentos do projeto foi a construção do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), no município de Alto Paraíso de Goiás. Propositiva iniciada em 2017 pelo Instituto Sol e Instituto Espinhaço, em parceria com a Associação de Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás e Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás.

A origem do NUPICS foi gestada desde a realização do “I Seminário Internacional Sobre Cultura de Paz”, realizado pelo Instituto Espinhaço, Instituto Sol e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em agosto de 2017. Posteriormente, a proposição do NUPICS teve suas bases estruturadas quando da realização do “I Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás: Uma ação que Antecipa o Futuro”, em agosto de 2018, também realizado pelas mesmas organizações. Em 28 de fevereiro de 2019, o NUPICS foi oficialmente inaugurado na Unidade Básica de Saúde III do bairro Cidade Alta, como primeiro núcleo de saúde integrativa no território da Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás.

E O QUE É O NUPICS?

O NUPICS de Alto Paraíso de Goiás é uma iniciativa vinculada ao Sistema Único de Saúde – SUS municipal que foi proposta por meio de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público, em consonância com a legislação brasileira – a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do Ministério da Saúde.

O NUPICS atua no SUS municipal com enfoque na promoção de saúde integral, melhoria da qualidade de vida e auxílio efetivo no processo de saúde, por meio do atendimento médico e tratamento convencional da medicina, associado às práticas integrativas e complementares definidas pelo Ministério da Saúde, sendo os atendimentos feitos voluntariamente por médicos, terapeutas e demais profissionais de saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O Ministério da Saúde chancela, desde 2006, a utilização das PICS no Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

 

Conheça melhor as PICS e o acervo de artigos científicos da BIREME e Ministério da Saúde acessando os sites: http://congrepics.saude.gov.br/galeria.html#!/ e http://mtci.bvsalud.org/pt/

Com o objetivo de tratar a saúde pública com a máxima cautela, zelo e segurança, foi constituída a Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CMPICS) de Alto Paraíso, que desde a sua formação realizou o processo de institucionalização das PICS no SUS de Alto Paraíso de Goiás, com reuniões e discussões para a elaboração de documentos que guiam o funcionamento do NUPICS. Dentre eles, foram constituídos: Norma de Conduta dos Terapeutas e Profissionais de Saúde; Código de Ética dos Terapeutas; Termos de Responsabilidade Profissional; Termo de Adesão ao Voluntariado; e informativos veiculados de forma livre à toda comunidade de Alto Paraíso de Goiás.

COLABORE COM ESSA INICIATIVA

O NUPICS conta com uma rede de voluntários, colaboradores e parceiros em crescente expansão, guiados pelo senso de cidadania e dever para com o próximo, que acredita no propósito de transformar o mundo com nossas ações e nosso trabalho esforço voluntário, com entrega e verdade, exemplificando em nosso gesto o mundo novo que almejamos. A proposta é integrar especialistas, pesquisadores, gestores, terapeutas e uma rede de multiplicadores diversos constituindo o caleidoscópio de parcerias que apoiam a realização dessa profícua iniciativa de ação voluntária.

A Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde recebe currículos de voluntários de forma contínua, sendo apreciados mensalmente,. Para maiores informações sobre as práticas incluídas e certificações a comissão pode ser contatada pelo e-mail: cmpics@isol.org.br.

Convictos do bom propósito que nos rege, contamos com a apreciação de todos!

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

19 + cinco =

Menu