A IMPORTÂNCIA DO PREPARO DO SOLO PARA RECEBER AS MUDAS

Para o Programa Juntos pelo Araguaia a parte mais importante no processo de recuperação ambiental é a etapa de plantio de mudas, tendo em vista obter resultados positivos para o bom desenvolvimento das mudas.

Para a boa evolução e sanidade das mudas, é necessário cuidar minuciosamente do solo com a aplicação de substâncias como o fosfato, calcário, adubo de base, hidrogel e após o plantio aplicação do adubo de cobertura, durante as manutenções.

O Calcário é usado para regular o PH devido o solo do cerrado ser muito ácido, contribuindo com o melhor desenvolvimento das mudas e melhor disponibilidade dos demais adubos que são aplicados. O Fosfato irá contribuir com a evolução da raiz da planta. O Adubo de base – Nitrogênio, Potássio e fosforo (NPK4,14,8) irá auxiliar no crescimento e altura da muda. O hidrogel é responsável por manter a umidade do solo. Já o Adubo de cobertura – Nitrogênio, Fosforo e Potássio (NK20,0,20), é aplicado durante as manutenções e usado para impulsionar ainda mais o progresso e tamanho das plantas.

O condicionador de solo é um composto orgânico capaz de melhorar as propriedades físicas, biológicas e químicas do terreno. Assim, esse material consegue fazer a restauração da fertilidade, melhorando os nutrientes. Dentro de uma lavoura, o próprio plantio é umas das principais causas da degradação do solo.

Esses são alguns dos cuidados adotados durante o processo de plantio, usando os nutrientes adequados para manter a sanidade e evolução das plantas no processo de recuperação de áreas degradadas e revitalização de nascentes. O intuito primordial do Programa é revitalizar a bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

15 + 1 =

Menu