Durante dois dias especialistas de diversas áreas do conhecimento promoveram debates que para identificar novos caminhos para o desenvolvimento socioambiental e econômico no município.
O Instituto Espinhaço e a Prefeitura Municipal de Mariana promoveram nos dias 20 e 21 de setembro o Seminário Internacional – Diálogos para a Sustentabilidade em Mariana: Desafios e Oportunidades para Revitalização de Bacias Hidrográficas, Gestão Cultural Integrada de Território e o Desenvolvimento Sustentável. O evento contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e a participação de convidados do Brasil e do exterior que apresentaram temas relevantes para o momento desafiador que vive a região.
A população de Mariana respondeu ao chamado e estiveram presentes mais de 250 representantes de diversos setores da sociedade civil, do setor público, além de especialistas, acadêmicos, gestores e uma frente diversa de interessados. Durante o evento, por uma iniciativa do Instituto Espinhaço, foi realizada a assinatura do Termo de Adesão de Mariana à rede internacional do ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade – uma rede de mais de 1500 governos em todo o planeta e que visa ao desenvolvimento de ações estratégicas nos territórios.
Também foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Instituto Espinhaço e o Município de Mariana, visando à implementação das ações do projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço, no território municipal. Ao final do seminário foi produzida a Carta de Mariana, documento orientador e propositivo para o desenvolvimento sustentável em Mariana. O documento foi produzido, lido e aprovado por todos os participantes presentes.
Participaram do Seminário instituições internacionais como: Forest Trends(Califórnia – Estados Unidos); Universidade do Texas (Austin – Estados Unidos); Instituto Terra e Memória (Lisboa – Portugal); Universidade de Córdoba (Argentina); Universidade de Macau (China), além de especialistas e lideranças brasileiras. A Fundação Renova também marcou presença, com apresentação de gestores da instituição.
O prefeito Duarte Junior destacou a importância da realização do Seminário e do debate de temas tão relevantes para os enfretamentos contemporâneos que o município precisa fazer. “É com muita honra que Mariana recebe o Seminário Internacional e todos os seus participantes. É preciso valorizar o fato de estarmos recebendo em nosso território, com o apoio essencial do Instituto Espinhaço, especialistas de diversas áreas do conhecimento para ajudar nosso município a construir uma agenda de ações que coloque a cidade de volta ao caminho do desenvolvimento sustentável. Foram dois dias de muitas trocas de informação e possibilidades de conexões que trouxeram luz sobre as pautas que a cidade precisará implementar, desde já, até os próximos anos”, disse o prefeito.
Já o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, ressaltou o caráter fundamental do Seminário de trazer à Mariana especialistas do mundo inteiro para contribuir com os temas de grande relevância para a reconstrução da cidade após o desastre de 2015. “Diante das adversidades surgem as grandes oportunidades. O momento do mundo é de plena transformação, em todos os setores e circunstâncias. Hoje sabemos que os problemas dos sistemas ambiental, econômico e social não se limitam às escolhas não sustentáveis, mas, principalmente, à falta de escolhas. Agora o novo é que a raiz das dificuldades locais somente tem solução fora delas, numa escala regional, nacional e global. Essa é a dificuldade, mas é também a oportunidade para os territórios e suas populações, Também por isso, Mariana é hoje o símbolo maior de Minas Gerais e do Brasil para que possamos pensar a transição do velho para o novo modelo de desenvolvimento. É preciso pensar os desafios das economias minerárias e a monodependência econômica de muitos municípios mineiros. É neste cenário que o Seminário Internacional realizado pelo Instituto Espinhaço, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, propôs contribuir, trazendo especialistas de âmbito internacional e visões múltiplas com ideias inovadoras e casos concretos que podem auxiliar Mariana na busca por novos modelos. Nós do Instituto Espinhaço estamos felizes em poder contribuir com este momento”, ressaltou Luiz Oliveira.
O Seminário também propôs uma reflexão e uma ação cidadã, contribuindo para a identificação a implementação de um novo modelo de desenvolvimento para o território, buscando a territorialização da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e exemplificando modelagens inovadoras de gestão integrada de seus ativos naturais, sociais e econômicos, criando novas possibilidades para o município e sua gente, diante de um quadro de incertezas e dilemas que migram do global para o local.
Com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, aliadas à plataforma internacional, o Instituto Espinhaço em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, propôs pensar uma gestão integrada e estratégica do território municipal, visando implementar uma modelagem para o desenvolvimento inclusivo e harmonioso, focado nas pessoas e no bem comum como centralidade essencial.
Confira as fotos dos dois dias de evento: https://www.flickr.com/photos/155289239@N04/albums/72157673800830828
Crédito: Prefeitura Municipal de Mariana
GALERIA