Programas / Projetos

DADOS DO PROJETO

MUNICÍPIOS NA ÁREA

DE ABRANGÊNCIA

1

FLORESTAS NATIVAS

EM RECUPERAÇÃO

1

PROPRIEDADES RURAIS

ENGAJADAS

1

O PROJETO SEMEANDO FLORESTAS, COLHENDO ÁGUAS NA SERRA DO ESPINHAÇO

As florestas desempenham um papel crucial na obtenção de um futuro sustentável. Não por acaso, as florestas estão, cada vez mais, conectadas às questões climáticas, uma vez que têm alta capacidade de sequestrar carbono, contribuindo para a diminuição do aquecimento global.

As questões relacionadas à proteção e à conservação de espécies arbóreas nativas que compõem o ecossistema de uma região, cada vez mais, demonstram sua grande importância para a manutenção da biodiversidade local, cooperando com a necessária busca do equilíbrio sistêmico de uma região, assim como de um país e do planeta. Tal restauração é uma atividade que está relacionada com a tarefa de reconstruir a floresta, buscando também o restabelecimento da biodiversidade, da estrutura e das complexas relações ecológicas, ou seja, aquelas relações estabelecidas entre os diferentes tipos de organismos (animais, vegetais, fungos, bactérias, etc.) e o meio físico circundante (solo, água e ar).

SEMEANDO FLORESTAS, COLHENDO ÁGUAS NA SERRA DO ESPINHAÇO: CONEXÃO COM PLATAFORMAS INTERNACIONAIS

O Projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço foi idealizado para promover o conhecimento, a prática e os valores humanos, com o desenvolvimento de boas relações entre as populações e o meio ambiente, em sintonia com as plataformas do Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) – Unesco.

Está alinhado com os esforços globais e acordos internacionais de promoção da sustentabilidade e da educação ambiental. Contribui para a redução de gases de efeito estufa, para a consolidação de uma economia verde, inclusiva e produtiva, para a melhoria da qualidade das águas e do ar, para a amenização da temperatura ambiente e para a elevação da qualidade de vida da população.

O Projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço, proposto pela OSC Instituto Espinhaço, foi planejado para desenvolver três macro funções:

I – contribuir para conservação da biodiversidade, incluindo os ecossistemas, espécies e variedades da fauna e da flora, bem como as paisagens na sua área de abrangência;

II – fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do ponto de vista sociocultural e ecológico, por meio de programas de educação ambiental voltados para a conservação da biodiversidade e sistemas de produção agroecológica integrada e sustentável;

III – criar condições logísticas para efetivação de projetos demonstrativos na região da Serra do Espinhaço – Minas Gerais, para produção e difusão do conhecimento e para educação ambiental e para pesquisas científicas e monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.

 

PARCEIRO FINACIADOR

 

A Ecosia foi a primeira empresa alemã a se tornar uma Corporação B, graças ao seu modelo de negócio social. Ela desenvolveu um mecanismo de busca da Web e destina parte do lucro para apoiar ações de reflorestamento e conservacionismo em várias partes do mundo.

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn
Menu