DADOS DO PROJETO
ÁREAS A SEREM RECUPERADAS
MUNICÍPIOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
ESTADOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
PRÓ-ÁGUAS URUCUIA
O projeto Pró-Águas Urucuia tem como objetivo recuperar as áreas que envolvem a Bacia do Rio Urucuia a partir da restauração da vegetação nativa. Espera-se, também, a partir disso, preservar a água e o solo de todo o território.
O uso excessivo da água na região, e o grave cenário de solos degradados e sem vegetação em suas áreas de recarga, deixam ameaçada a perpetuidade do Aquífero Urucuia. O projeto tem grande relevância para todo o Brasil pois beneficia diretamente a área de recarga deste Aquífero que é uma dos mais importantes do país, estando ligado ao abastecimento de milhões de brasileiros.
Há também, como outra consequência, a melhora da qualidade ambiental para o bioma Cerrado. Esta recuperação ambiental do Rio Urucuia é também importante pelo fato de que ele é um grande afluente para o Rio São Francisco.
Dentre os integrantes da iniciativa, há a colaboração do Governo Federal, pelos Governos Estaduais (MG e GO), pela iniciativa privada, pelos municípios e pela sociedade civil organizada. A partir disso, haverá o fortalecimento da Segurança Hídrica e a governança das águas no território da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia.
O PROJETO E A POPULAÇÃO LOCAL
O Pró-Águas Urucuia ainda contempla a metodologia de sensibilização, mobilização e engajamento dos moradores e produtores rurais locais. Dentro deste processo existe a concepção do desenvolvimento da consciência ecológica e processos de fortalecimento da educação ambiental. Desta forma, o conhecimento a respeito da situação ambiental local e a importância da sua preservação podem ser compartilhados entre as populações locais.
OBJETIVOS DO PROJETO:
I. Sensibilizar, mobilizar e engajar proprietários, produtores rurais e lideranças sociais para a adesão à causa da revitalização de bacias hidrográficas, utilizando a Educação Ambiental;
II. Elaborar e implantar projetos de recomposição da vegetação nativa e conservação de solo e água na Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia, tributário estratégico para o Rio São Francisco;
III. Executar o monitoramento e a manutenção de 2 (dois) mil hectares de áreas em processo de recuperação, com o objetivo de configurar a efetividade das intervenções ambientais realizadas no território do projeto Pró-Águas Urucuia.
GALERIA