DADOS DO PROJETO
ÁREAS A SEREM RECUPERADAS
MUNICÍPIOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
Barraginhas a serem feitas:
ÁGUAS PARA O FUTURO
O Projeto Águas para o Futuro é uma parceria entre o Instituto Espinhaço e o Grupo Avante, cujo objetivo é implementar ações de recuperação ambiental nas sub-bacias dos rios Piracicaba (tributário do Rio Doce) e Velhas (tributário do Rio São Francisco). A área de abrangência para as ações contempladas no Projeto inclui os territórios dos municípios de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Santa Bárbara e Barão de Cocais, articulados e integrados sob a ótica de bacias hidrográficas, visando à “produção de água” para a segurança hídrica, bem como, para contribuir com a agenda de minimização dos efeitos das mudanças climáticas por meio de soluções baseadas na natureza, reforçando os serviços ecossistêmicos.
Importante destacar que a área de abrangência do Projeto contribui para os aquíferos Cauê, Cercadinho, Gandarela e Fraturado Centro-Sul. O aquífero Cauê é o principal aquífero do quadrilátero ferrífero. Os aquíferos desempenham papel importante no ciclo hidrológico uma vez que mantém estáveis os cursos de águas superficiais.
TRANSFORAMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL
O setor de mineração tem papel relevante para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável constantes na Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas. Atividade de mineração pode influenciar positivamente a difusão e implementação dos ODS, promovendo o desenvolvimento socioeconômico, protegendo e recuperando áreas estratégicas e, também, criando redes integradas de iniciativas articuladas nos territórios.
O Águas para o Futuro contribuirá para que o Grupo Avante, em cooperação com os governos municipais, organizações do terceiro setor e lideranças sociais, possa efetivar a territorialização dos 17 ODS, em especial aqueles associados direta e indiretamente à atividade exercida pelo Grupo Avante e seus parceiros institucionais.
Todas as atividades do Águas para o Futuro, em seus múltiplos tempos, se darão por meio do engajamento ativo e criativo das comunidades e territórios beneficiados pela Iniciativa. As ações exitosas de recuperação de biomas e de seus sistemas naturais estão associadas às metodologias de sensibilização, mobilização e engajamento que devem estar associadas às iniciativas para apoiar o despertar do sentido de corresponsabilidade e de contribuição ativa de cada cidadão, assim como de sua comunidade ou mesmo os proprietários rurais beneficiados pelo Projeto. Essa metodologia visa criar um vórtice social virtuoso, associado à melhoria nos índices de segurança hídrica e avanços para o alcance das metas dos ODS que estão relacionados ao Projeto.
O Águas para o Futuro também possui o objetivo de contribuir direta e indiretamente com a difusão e territorialização dos 17 ODS, notadamente, os ODSs 5, 6, 10, 11, 13, 15 e 17 da Agenda 2030, por meio de ações de recomposição de vegetação nativa e conservação de solo e da água, com metodologias de sensibilização, mobilização e engajamento social, com o desenvolvimento de rede de governança territorial e, ainda, estabelecendo as condições para a implementação de um programa modelo de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA.
OBJETIVOS DO PROJETO:
I. Contribuir para a cultura regenerativa e a bioinspiração, reintegrando o humano ao ecossistema;
II. Contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos territórios beneficiados;
III. Estruturação de rede de governança colaborativa (setor público e privado) para sustentação e expansão das ações, com estruturação de plataforma de pagamento por serviços ambientais;
IV. Áreas prioritárias de recarga hídrica recuperadas, proprietários/as rurais mais conscientes sobre o seu papel na garantia de segurança hídrica e preservação de ecossistemas;
V. Protagonismo empresarial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial os relacionados à segurança hídrica e preservação de ecossistemas;
VI. Ação do Instituto Espinhaço para o engajamento social e realização de ações para recomposição vegetal, conservação de água e de solo;
VII. Promover Parceria com setor público e lideranças locais;
GALERIA