Programas / Projetos

DADOS DO PROJETO

ÁREAS A SEREM

RECUPERADAS

1

POPULAÇÃO BENEFICIADA

1

CERCAMENTO PARA A

PROTEÇÃO DE ÁREAS

1

O PROJETO SEMEANDO FLORESTAS, COLHENDO ÁGUAS NO RIO SANTO ANTÔNIO – PROJETO GRATUITO DE PROTEÇÃO, CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL, PARA PRESERVAÇÃO DE NASCENTES E VEGETAÇÃO NATIVA, PROMOVENDO BEM-ESTAR SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

O “Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio” é um projeto idealizado e executado pelo Instituto Espinhaço. Por meio de ações e resultados efetivos, o projeto busca revitalizar as áreas de proteção permanente ao longo do Rio Santo Antônio, principal fonte de abastecimento público para a cidade de Conceição do Mato Dentro.

Todo o processo será feito por meio do plantio de mudas nativas do Instituto Espinhaço. Além disso, o “Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio” também vai agir para a retirada do fator de degradação da área que está em processo de restauração ambiental, para assegurar o aumento da oferta de água em quantidade e qualidade de forma sustentável para a população.

SEMEANDO FLORESTAS, COLHENDO ÁGUAS NO RIO SANTO ANTÔNIO

O projeto atua diretamente na restauração e preservação florestal no município de Conceição do Mato Dentro, nos distritos de Córregos, Santo Antônio do Norte e Santo Antônio do Cruzeiro, locais onde estão localizadas as nascentes do Rio Santo Antônio.

Portanto, o “Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio” propõe a sensibilização, mobilização e engajamento dos produtores rurais e das comunidades a fim de promover a conscientização sobre a relevância das pautas de vegetação, água, solo, clima, produção de alimentos e recuperação de áreas degradadas.

 

 

Objetivos:

  • Incentivar a recomposição da vegetação nativa e desenvolver ações de design regenerativo, multiplicando abordagens integradas nas paisagens rurais;
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental;
  • Criar redes locais para o desenvolvimento sustentável;
  • Aumentar a capacidade hídrica da região;
  • Retirar o fator de degradação da área em processo de restauração ambiental.

PARCEIROS FINACIADORES:

MINISTÉRTIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
O MDR foi criado em janeiro de 2019 com o desafio de integrar, numa única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo. As ações da Pasta visam apoiar os 5.570 municípios brasileiros na melhoria da qualidade de vida da população. Foi estruturado a partir da junção dos antigos Ministérios das Cidades (MCid) e da Integração Nacional (MI), com adaptações para otimizar a administração de programas, recursos e financiamentos.

ANGLO AMERICAN:
A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. A Anglo American Trabalha de forma segura, responsável e sustentável para fornecer produtos de primeira linha e de alta competitividade mundial em nosso portfólio de operações. A empresa está sempre preparada para atender às necessidades de consumo de metais e minerais das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

PARCEIRO INSTITUCIONAL:

COPASA:
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG, sociedade de
economia mista por ações, de capital autorizado, sob controle acionário do Estado de
Minas Gerais, constituída nos termos da Lei nº 2.842, de 5 de julho de 1963, tem como
competência planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de
saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem estar social e para a melhoria da
qualidade de vida da população.

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

sete − 5 =

Menu