O Instituto Espinhaço, Prefeitura de Campos dos Goytacazes e Governo do Estado do Rio realizam o início do plantio de mudas nativas no âmbito do projeto Pró-Águas Rio de Janeiro
O Instituto Espinhaço, em parceria com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes e com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou, no último dia 28 de março, o início do plantio de mudas de árvores nativas no âmbito do projeto Pró-Águas Rio de Janeiro.
A data é duplamente auspiciosa, por ser durante a semana das comemorações na semana do Dia Mundial da Água e, também, o aniversário da cidade de Campos, que completou 190 anos! Na ocasião, foi lançada a pedra fundamental do Parque Municipal de Campos, que terá mais de 300 mil metros quadrados de área total, sendo que 100 mil deles serão recuperados com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica pelo Instituto Espinhaço! O Parque Ecológico é um sonho antigo da população campense que agora está se tornando uma realidade, com o trabalho da Prefeitura Municipal e o apoio do Instituto Espinhaço para a recuperação da área do Parque.
Lideranças comunitárias, políticas, da academia e de setores diversos estiveram presentes e participaram da cerimônia do primeiro plantio de mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica como ato inaugural do projeto Pró-Águas Rio de Janeiro na região Norte do estado. Além do Prefeito Wladimir Garotinho participaram do evento seu secretário municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente , Cláudio Valadares, o secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Interior , Pesca e Agricultura Familiar , Jair Bittencourt!
A Prefeitura Municipal e o Instituto Espinhaço assinaram um Acordo de Cooperação visando unir esforços para apoiar a recuperação de áreas degradadas no Município bem como para o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos por meio das Soluções Baseadas na Natureza, visando apoiar a resiliência da região Norte fluminense diante das mudanças climáticas, especialmente, na agenda da segurança hídrica.
Para o Instituto Espinhaço, é sempre uma grata alegria e senso de dever cumprido quando fortalecemos os elos de uma rede de cooperação para a semeadura da esperança! Uma semeadura que propõe harmonizar e promover a paz nas relações entre as pessoas e a natureza!