NUPICS: Da vontade determinada ao II Simpósio de Saúde Integrativa – um caminho precursor

O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também conhecido como NUPICS, é uma iniciativa voluntária de três organizações da sociedade civil: Instituto Sol, Instituto Espinhaço e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em parceria com Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás.

 

O NUPICS foi idealizado, gestado e constituído, como um desdobramento do Projeto Flor da Vida e com base em um trabalho permanente, desde o início do ano de 2017, a partir da abordagem dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, visando ofertar à comunidade de Alto Paraíso de Goiás, de forma gratuita, um atendimento diferenciado em saúde, contemplando aspectos relevantes da ética do cuidado e que permeiam o cotidiano das pessoas na comunidade, quesitos fundamentais para uma nova forma de pensar e viver a vida, com mais equilíbrio e qualidade de vida.

É sabido por todos que o ambiente em que vivemos, a maneira como nos alimentamos, a qualidade de nossos pensamentos e emoções são aspectos fundamentais para o reequilíbrio e manutenção da qualidade de nossa saúde. Assim, o NUPICS oferece uma visão ampliada sobre o cuidado integral, voltados à promoção da saúde e bem-estar, tendo como centralidade e epicentro desta abordagem o SER HUMANO, especialmente a população de baixa renda, que dificilmente poderia acessar estes atendimentos pelo sistema privado de saúde. Todos os atendimentos são vinculados às redes de atenção em Saúde do SUS, voltados a uma ótica de saúde integral, promovendo a interface entre o tratamento convencional, saberes tradicionais e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).

 

O NUPICS de Alto Paraíso de Goiás é composto por médicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais de saúde, todos devidamente qualificados e que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e de recuperação da saúde, com base nas premissas preconizadas pelo Ministério da Saúde, a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que são: escuta acolhedora; desenvolvimento do vínculo terapêutico; integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade; visão ampliada do processo saúde/doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Os atendimentos são todos realizados de forma voluntária e pautados em leis, normas e condutas organizadas e estruturadas pela equipe técnica da gestão do NUPICS e que fundamentam todas as ações dos profissionais que estão autorizados a realizar os atendimentos para a população de Alto Paraíso de Goiás.

Inaugurado em 28 de fevereiro de 2019, o NUPICS foi implantado na Unidade Básica de Saúde III (bairro da Cidade Alta), onde acontecem práticas complementares como yoga, acupuntura, fitoterapia, auriculoterapia e ventosaterapia, reiki, massagem ayurvedica, dentre outras práticas auxiliares ao tratamento convencional. Em seus primeiros 6 meses, foram oferecidos no NUPICS mais de 300 atendimentos médicos e 300 atendimentos de demais profissionais de saúde e terapeutas, em um recorte metodológico singular. Já em seus primeiros meses, a atuação do núcleo em consonância com a Estratégica de Saúde da Família (ESF) tem demonstrado resultados práticos na promoção a saúde da região.

O núcleo tem se consagrado justamente por essa formatação sistematizada que visa a integração dos profissionais de saúde e terapeutas com responsabilidade e comprometimento. Os moldes formatados para o NUPICS demonstram que é possível construir uma unidade de atendimento que proporcione o cuidado integral aos pacientes visando uma saúde de qualidade, efetiva, de baixo custo e com olhar voltado para o cuidado do ser humano como um todo.

 

Essa formatação organizada do NUPICS tem sido reconhecida por instituições renomadas que tratam do assunto e que podem nos auxiliar efetivamente em melhorar os indicadores de saúde do município.

 

Embasados em conceitos bem fundamentos de Saúde Integrativa e a fim de compartilhar experiências exitosas, como o NUPICS de Alto Paraíso de Goiás e demais experiências regionais e nacional, o Instituto Sol, Instituto Espinhaço, Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso e Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás estão promovendo o II Simpósio sobre Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás – Territórios, Saberes e Abordagens da Medicina Integral para o Cuidado Humano nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2019, no município de Alto Paraíso de Goiás.

 

O evento contará com a presença dos principais atores brasileiros e demais atores-chave na pauta da Saúde Integrativa. O simpósio é gratuito, mediante inscrição prévia com vagas limitadas! Convidamos todos os profissionais de saúde, terapeutas, acadêmicos, gestores e comunidade em geral para compartilhar este momento conosco! A presença de cada um é fundamental!

 

O simpósio, assim como as demais iniciativas voltadas à saúde integrativa, é uma demonstração do propósito que guia as instituições idealizadoras e parceiras e, ao mesmo tempo, configura-se como conquista da comunidade de Alto Paraíso de Goiás, município que ousa, no presente, antecipar o futuro por meio de projetos estratégicos como o NUPICS.

 

Faça sua inscrição no II Simpósio sobre Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás clicando aqui

 

 

Nas imagens: Membros das instituições proponentes e Secretária Municipal de Saúde/Colaboradores do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Alto Paraíso de Goiás

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

cinco + 19 =

Menu