A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Grupo de Trabalho Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas do Brasil (GT da Década ), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Reserva da Biosfera do Cerrado, com o apoio cultural do Instituto Espinhaço e o apoio institucional do Governo do Distrito Federal, promoveram, no último dia 07/04/2025, o Diálogos Interculturais nas Reservas da Biosfera da UNESCO”, evento que foi anfitrionado pela Reserva da Bisofera do Cerrado.
Foi um encontro muito especial que contou com a participação de diversas lideranças dos povos originários do Brasil e das comunidades tradicionais, dialogando sobre agendas estratégicas para o Brasil para os próximos 10 anos! O “Diálogos Interculturais” aconteceu no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, capital da República, como parte das comemorações do Dia dos Povos Originários, celebrado hoje, 19 de abril!
A experiência e o conhecimento de diversas etnias como os Waurá, os Pataxós, os Guarani e tantos outros , entre as mais de trezentas etnias presentes em nosso país foram cruciais para o início da criação conjunta de um “Plano de Ação Nacional para a implementação dos Direitos dos Povos Indígenas e Afrodescendentes nas Reservas da Biosfera Brasileiras – 2026 / 2035”!
Para o Instituto Espinhaço é vital e estratégica a participação ativa dos povos indígenas e tradicionais na governança, preservação e manejo dos territórios das Reservas da Biosfera brasileiras. A cultura, a memória e os saberes tradicionais são fundamentais para que nossa civilização possa encontrar o caminho da paz entre os seres humanos e a natureza!