O evento contou com a participação da empresa State Grid Brazil, financiadora do Lote 03, Lideranças municipais e estaduais
A equipe executora do Programa Juntos pelo Araguaia, realizou a abertura do 1° Workshop do Cerrado com o “Plantio Simbólico de Mudas Nativas do Cerrado”, na Fazenda Costa Verde, em Baliza – GO, onde é executado o Lote 03, financiado pela empresa State Grid Brazil.
Representantes da State Grid estiveram presentes e participaram das ações juntamente com a prefeita de Baliza, Fernanda Nolasco, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jhonatas Barbosa, vereadores do município, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, autoridades de municípios vizinhos e a população. Os participantes contaram com todo apoio e suporte da equipe do Programa Juntos pelo Araguaia para apresentação das metodologias a serem observadas durante o plantio.
O Diretor de Meio Ambiente da State Grid Brazil, Ricardo Félix, afirmou, “A State Grid não apenas financia, mas acredita e apoia o Programa Juntos pelo Araguaia, e esse é só o nosso primeiro projeto dentro deste Programa”.
Fernanda Nolasco, prefeita de Baliza, declarou sua satisfação com o Programa, “Só temos a agradecer ao Instituto Espinhaço, a State Grid e a Semad, por escolherem nosso município e estarem fazendo um belíssimo trabalho de preservação ambiental. Agradeço muito, também, a população por abraçar juntamente conosco esta importante iniciativa”.
Para realizar o plantio de mudas nativas do Cerrado é importante que todas as etapas sejam executadas corretamente. A recomposição da vegetação nativa é uma das ações que promovem a recuperação das nascentes que desaguam no Rio Araguaia, sendo então importante não só para a propriedade recuperada, mas para toda a bacia.
O Juntos pelo Araguaia é executado pelo Instituto Espinhaço, com coordenação institucional do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Lote 3 tem o financiamento da State Grid Brazil.