Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio foi escolhido para integrar a Rede Global de sítios demonstrativos de Eco-hidrologogia da UNESCO  

O Programa Hidrológico da UNESCO reconheceu no último dia 29 de dezembro a bacia do Rio Santo Antônio como um território demonstrativo de eco-hidrologia. O programa observou que o projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio – que é realizado pelo Instituto Espinhaço em parceria com a Anglo American e o Ministério de Desenvolvimento Regional – contribui com práticas que fortalecem os serviços ecossistêmicos, em especial aqueles que garantem a quantidade e qualidade das águas que abastecem o município de Conceição do Mato Dentro.  

Agora, a bacia do Alto Santo Antônio irá integrar a plataforma da Unesco junto com outras iniciativas similares ao redor do mundo que tenham como foco a melhora ambiental e da qualidade e disponibilidade hídrica. Tendo o município de Conceição de Mato Dentro como seu lar, o projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio foi aprovado, no último dia 29 de dezembro, no Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO, cujo objetivo é integrar e publicitar em seu site iniciativas que tenham como foco a melhora ambiental, sobretudo em relação a qualidade e disposição hídrica das suas áreas de abrangência.  

O programa – que agora abriga o projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas no Rio Santo Antônio – existe desde 2010 e observou que a inciativa realizada pela Organização da Sociedade Civil em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional e a mineradora Anglo American possui vários fatores que contribuem com a melhora ambiental e hídrica em seu território de atuação.  

Dentre os aspectos reconhecidos pelo comitê composto por cientistas de renome internacional de todo o mundo estão as práticas de reflorestamento, a utilização da água da chuva e o uso de bacias de contenção para potencializar os processos naturais – as chamadas barraginhas. Além disso, o apoio dado as atividades de educação ambiental em parceria com escolas e instituições locais também foi um fator levado em consideração pelos estudiosos que se reuniram nos dias 14 e 15 de dezembro na Sede da UNESCO em Paris, França. 

Desta forma, o projeto que atua diretamente na restauração e preservação florestal no município de Conceição do Mato Dentro, nos distritos de Córregos, Santo Antônio do Norte e Santo Antônio do Cruzeiro – locais onde estão localizadas as nascentes do Rio Santo Antônio – fará parte de um esforço da UNESCO para disseminar boas práticas entre os seus Estados Membros e o público em geral ao redor de todo mundo. 

Eco-hidrologia  

A eco-hidrologia trata-se da integração entre os conhecimentos da hidrologia e ecologia, o que permite uma maior compreensão dos recursos hídricos dentro da dinâmica dos ecossistemas e, consequentemente, da natureza como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × dois =

Menu