No último dia 8 de agosto se tornou uma data importante para o avanço de uma abordagem sistêmica e transdisciplinar para a água. Em clima de comemoração, autoridades de governo, representantes da Unesco, da academia e da sociedade civil coroaram um ciclo de cerca de oito anos de trabalho durante a assembleia geral de constituição do CIRAT.
A partir de agora, o CIRAT passa a ser oficialmente uma associação civil com um estatuto social próprio. Para isso, durante a assembleia foi eleita e empossada a primeira Diretoria, que terá mandato de dois anos, bem como os Conselhos Fiscal e Consultivo. O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira foi eleito pela assembléia como Diretor de Cultura do CIRAT.
A assembleia contou com a participação de mais de 100 pessoas, que assinaram a ata de constituição e se tornaram membros fundadores do CIRAT. A cerimônia foi conduzida pela atriz Maria Paula, da Rede Globo, e encerrada com um show da cantora Célia Porto e do maestro Reino Quintas, com a apresentação de canções com a temática água.
O Centro Internacional de Referência em Água e Transdisciplinaridade – CIRAT é um espaço físico e virtual de investigação e pesquisa sobre a água em uma perspectiva transdisciplinar, único no Brasil.
GALERIA