Instituto Espinhaço participa do III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica – IberoMaB
O Presidente, Luiz Oliveira, participou da abertura do evento, além da reunião da Rede de Reserva da Biosfera Brasileira.
O Instituto Espinhaço participou e patrocinou, entre os dias 2 e 7 de novembro, do III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal – IberoMaB. O evento – que aconteceu na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia, na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – contou com a presença do presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, que participou da abertura do Fórum, além da reunião da Rede das Reservas da Biosfera Brasileiras.
O objetivo do Fórum foi promover o diálogo entre as diferentes nações, uma vez que contou com a presença de representantes de 25 países – todos com atuação nas Reservas da Biosfera. O Instituto Espinhaço contribui patrocinando a realização do 3o Fórum de Jovens da Rede IberoMaB junto a outras instituições parceiras. Além disso, foi o responsável por realizar a medição e a neutralização do carbono gerado pelo evento por meio do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no Eco Parque da Mata, no município de Massarandupió onde também ficaram hospedados todos os jovens dos 25 países participantes.
Além do Presidente Luiz Oliveira, o Instituto Espinhaço também foi representado no Fórum por meio da presença dos coordenadores de relacionamento com a comunidade Valdir Dias Magalhães e Maiara Soares, e do supervisor florestal Frederico Albano. Desta forma, foi possível fazer da ocasião um ambiente de troca de experiências sobre sustentabilidade, conservação da biodiversidade e da cultura, todos objetivos do Instituto Espinhaço. O evento também visou empoderar a juventude na gestão destes territórios declarados pela UNESCO como Reservas da Biosfera, contribuindo com o desenvolvimento da consciência ecológica junto a esta geração que é ao mesmo tempo o parte do presente e a próxima geração. O Programa Man and the Biosphere ( MaB ) foi criado em 1971 pela UNESCO.
Já a Rede Mundial de Reservas da Biosfera do Programa MaB consiste em uma rede dinâmica e interativa de locais de excelência. Promove a integração harmoniosa da pessoas e da natureza para o desenvolvimento sustentável, por meio do diálogo participativo , compartilhamento de conhecimento , redução da pobreza , resiliênca territorial e segurança hídrica ! Existem 759 reservas da biosfera em 136 países, incluindo 22 áreas transfronteiriças. São 132 sítios em 22 países somente da América Latina e Caribe. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera promove a colaboração entre os mais diversos países e representa uma ferramenta única para a cooperação internacional , por meio do compartilhamento de conhecimento, troca de experiências, capacitação e promoção de melhores práticas. O Instituto Espinhaço inclusive surgiu a partir do engajamento para a criação de uma destas Reservas da Biosfera: a da Serra do Espinhaço! E posteriormente participou também ativamente na implementação da Reserva da Biosfera do Cerrado . Atualmente o IE é Vice-Presidente da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e presidente da Reserva da Biosfera do Cerrado , na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
A realização do 3º Fórum de jovens da Rede IberoMab foi um importante momento de reflexão, planejamento e ações de enfrentamento à crise climática que atravessamos! Através das discussões entre os jovens ficou estabelecido um novo sistema de governança compartilhada que passará a reger todas as reservas da biosfera em que estes jovens atuam, auxiliando na melhor e mais efetiva gestão de seus territórios e garantindo segurança hídrica para suas comunidades. O Instituto Espinhaço com isso mostra e comprova ainda mais seus propósitos de atuação com a preservação da biodiversidade planetária, regeneração florestal, eco-hidrologia e ecosofia.