O Instituto Espinhaço lançou, na última sexta-feira (17) o projeto Pró-Águas Urucuia, que vai promover a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Urucuia no noroeste de Minas Gerais. O projeto foi um dos selecionados pelo Programa Águas Brasileiras do Governo Federal.
Estiveram presentes o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o Ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da Águas na região, Augusto Nardes, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o presidente da Petrobrás, Joaquim Luna, o Senador, Carlos Viana, os deputados federais, Igor Timo e Greyce Elias, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis, além de Secretários Estaduais de Minas Gerais e Prefeitos da região.
O Programa Águas Brasileiras foi lançado este ano e traz uma proposição inovadora de financiamento privado para projetos de revitalização das principais bacias hidrográficas do Brasil. O objetivo do projeto Pró-Águas Urucuia é aumentar a disponibilidade da água na região, promovendo a conservação do solo e da água e a recomposição da vegetação nativa em 2 mil hectares do rio que irá beneficiar 14 cidades de Minas Gerais e Goiás.
Durante a solenidade foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Petrobras para o aporte de recursos da estatal no projeto Pró-Águas Urucuia, tornando a empresa mais uma importante parceira do Programa Águas Brasileiras. Antes da cerimônia as autoridades presentes realizaram o plantio de mudas de espécies nativas da região nas margens do Rio Urucuia em um gesto simbólico de lançamento do projeto.