O PRÓ-ÁGUAS URUCUIA beneficiará todos os 14 municípios inseridos na bacia do Urucuia.

No último dia 29 de janeiro de 2021 o Instituto Espinhaço apresentou, durante evento na Câmara Municipal de Arinos, o PROJETO PRÓ-ÁGUAS URUCUIA, um importante esforço para recuperar a capacidade hídrica de uma das principais bacias contribuintes para o Rio São Francisco.

A apresentação das diretrizes do programa contou com a ilustre participação do Ministro do Tribunal de Contas, Augusto Nardes, que também é produtor rural na região, e já fez a adesão a um programa de recuperação ambiental e produção de água, lançado no Dia do Cerrado, em 2020, em parceria com o Instituto Espinhaço na fazenda Ninho das Águas, em Buritis.

Esteve presente também, representando a Ministra Tereza Cristina, a Diretora de produção e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mariane Crespolini. Além dela, participou do encontro a assessora especial do gabinete do Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, Luna Viana e a Coordenadora Geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas no Brasil, senhora Arielle Matos. A presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais – Irriganor, Rowena Betina e a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Urucuia, Ivonete Antunes.

Os prefeitos das cidades inseridas na bacia hidrográfica do rio Urucuia estiveram no evento, assim como os secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura de cada cidade e os sindicatos de produtores rurais da região.

Para Luiz Oliveira, presidente do Instituto Espinhaço, o PROJETO PRÓ-ÁGUAS URUCUIA vem para unificar propósitos e buscar convergência na diversidade. “O PRÓ-ÁGUAS URUCUIA nasce do diálogo harmonioso com os produtores rurais e do protagonismo da sociedade civil organizada, em parceria ativa com o poder público e a iniciativa privada, objetivando a integração de planejamento, trabalho, cidadania e governança para promover o desenvolvimento regional e gerar impactos socioambientais e econômicos no território da bacia hidrográfica do Rio Urucuia”, afirmou o presidente do Instituto Espinhaço.

O Ministro Augusto Nardes destacou a relevância do programa que será executado na bacia hidrográfica do rio Urucuia para o abastecimento humanos e a produção e alimentos na região. “Trago meu testemunho como produtor rural que já aderiu à um projeto de recuperação ambiental e produção de água em minha propriedade. Não existe pauta mais importante para o Brasil no momento. Em especial, esta região da bacia hidrográfica do rio Urucuia, precisa criar uma nova consciência, aliando a produção de alimentos, a geração de trabalho e renda, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no meio rural, com governança e gestão integrada de território”, disse o ministro Nardes.

O PRÓ-ÁGUAS URUCUIA beneficiará todos os 14 municípios inseridos na bacia do Urucuia. Das nascentes nas cidades de Formosa e Cabeceiras, no Estado de Goiás, passando pelas cidades mineiras de Buritis, Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Urucuia, Riachinho, Pintópolis, São Romão, Bonfinópolis de Minas, Santa Fé de Minas, Unaí e Uruana de Minas. O Programa terá sua viabilização financeira a partir de um arranjo inteligente e cooperado entre a iniciativa privada, os governos dos estados de Goiás e Minas Gerais, o Governo Federal, as lideranças sociais, das organizações não governamentais, academia e, sobretudo, dos produtores rurais dos municípios beneficiados.

GALERIA

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO PELAS REDES SOCIAS

Instagram
YouTube
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezenove − 12 =

Menu